Projectos tecnológicos

Simon Project

23-02-2010 12:07

            Este projecto está interligado á campanha Simon on Wheels*. Consiste na construção de um sistema para a facilidade de acesso e independência do Simão na sua casa.

O objectivo é que o Simão* ao entrar no quarto a luz acenda e ao sair a luz apague, isto repetido por toda a casa e pode estar ligado a qualquer dispositivo eléctrico. Este mesmo sistema só é activado pela cadeira de rodas, ou seja caso alguém entre ou saia do quarto ou de qualquer outra divisão a luz ou qualquer outro dispositivo não serão activado/desactivado.

O funcionamento do sistema tem por base um íman que está na cadeira e uma pequena caixa com circuitos, que no caso de ser uma luz de tecto, está ligada aos interruptores da casa. Detecta a passagem desse íman e altera o estado do dispositivo, a instalação do sistema não desactiva os interruptores é como se fosse mais um. Ainda estamos a fazer testes de modo a melhorar o sistema, evitar erros e instalação de sistemas que mais tarde possam dar problemas, portanto fazer com que este sistema em toda a casa seja um bom investimento e que seja rentável.

Para que o Simão possa usufruir deste sistema sem custos estamos a procurar patrocínios para conseguirmos instalar tudo gratuitamente. Por esse mesmo problema de custos estamos sempre a tentar usar componentes mais baratos mas por outro lado que não sejam de qualidade inferior. Neste momento temos o patrocínio da empresa “Sonigate”.

Esperamos um dia comercializar este sistema de modo a ajudar pessoas que como o Simão têm limitações físicas, sempre com o objectivo de diminuir essas limitações.

Caso ganhemos algum premio deste concurso, parte dele será também para a instalação do sistema ou para a campanha Simon on Wheels.

 

* O Simão é um rapaz de 9 anos que sobre de Distrofia Muscular de Duchenne e anda de cadeira de rodas. Para mais informações sobre quem é o Simão e sobre a campanha Simon on Wheels visitar https://simonwheels.tk.

 

Em baixo um video que mostra o funcionamento do sistema

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.