Projectos tecnológicos

Domótica por radio-frquencias

09-02-2010 12:14

    Este sistema consiste num conjunto de 3 elementos, uma pen vodafone, Software de PC, placa de circuitos ligada á porta paralela.

    Em relação à pen da vodafone, a que estamos a usar é a "Vodafone Connect Pen" modelo: K3565 (fig.1), pelo que temos visto é o ultimo modelo fornecido pela vodafone, também temos disponível o software para o modem mais antigo (fig.2). E também temos a possibilidade de fazer software para modems/pen's da TMN, Kanguru ou outra rede, não garantindo sucesso, só garantimos para os dois modems da vodafone, até agora.

fig.1 fig.2

 

    O software de PC também é feito pelo FRprojects, é muito improvável que haja na Internet programas que se adaptem ao nosso sistema, há sim programas que ligam as luzes que estão ligadas à porta paralela como o seguinte exemplo (fig.3, este é nosso) mas que actuem consoante SMS, não.

fig.3

    A placa de circuitos também pode ser adquirida à parte é provavel que funcione com o programa, por exemplo na Sonigate (Leiritronica), em Leiria (fig.4), tendo um custo mais elevado. Também há vários sites que ensinam como fazer, não aconselhado a quem não percebe muito do assunto e não quer perder tempo a estudar electrónica e porta paralela.

fig.4

    Funcionamento: É enviada uma mensagem de texto para o numero do cartão que estiver no modem, o software reconhece o numero e o texto(ou não), em caso positivo, faz a acção respectiva que no caso de ligar uma luz ou um equipamento eléctrico é enviar essa mesma informação à porta paralela. Pode ter um ilimitado numero de acções é simplesmente uma questão de se programar para as que se quiser, pode também reconhecer um numero ou um numero ilimitado deles. Após a acção estar concluída ou em caso de algum tipo de erro ter ocorrido envia um SMS de resposta para um numero previamente programado, e aqui também pode enviar para vários números. Com um sistema que funciona paralelamente a este só que com alterações na placa electrónica é possível receber informações no PC e enviar um SMS. Todas estas mensagens podem ser gratuitas dependendo dos tarifários dos dois cartões (o do telemóvel e o do modem).

    Uma ultima actualização deste projecto é a função de envio de e-mails por SMS gratuitamente, o SMS é enviado para o PC e este envia o mail.

 

    Exemplo1: Enviamos um SMS com o texto "Ligar Aquecimento", o PC recebe a informação e envia um sinal de modo a ligar o aquecimento, se nada falhar é enviado um SMS a dizer que o aquecimento está ligado. Este exemplo exige, para alem dos dispositivos anteriormente falados, um PC constantemente ligado ou programado para ligar antes da mensagem ser enviada e que a placa esteja ligada ao dispositivo do aquecimento ou seja, convém que o PC esteja perto desse mesmo dispositivo, caso contrario, só por placas com dispositivos de envio e recepção de radio frequências, o que encarece muito mais o sistema, e assim é possível enviar sinais sem fios a uma distancia de cerca de 100 metros (também temos a possibilidade de o fazer).

    Exmplo2: Pode funcionar como um alarme que com sensores ligados ao, já mencionado, PC, sempre ligado, pode enviar um SMS a informar da intrusão e também ligar para a policia, e com um simulador de voz (também o programamos) dizer por exemplo: "Isto é um simulação de voz, a casa do Sr. X na rua tal ....  está a ser assaltada"

    Uma outra funcionalidade instalada à pouco tempo é a opção de envio de e-mail por SMS para o PC e este enviar, ou seja passamos a enviar e-mails gratuitamente através do telemovel.

 

  Este é um dos primeiros projectos por nós desenvolvidos, algum duvida, questão ou interesse em adquirir, disponha.

  

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.