Projectos tecnológicos

Carro Solar

01-04-2010 00:00

      O Carro Solar é mais um pequeno projecto feito pelo FRprojects no âmbito da disciplina de área de projecto.

    Consiste na adaptação de um carro telecomandado normal num carro sustentado a energia solar. É um projecto relativamente simples comparado com os outros projectos por nós desenvolvidos.

    O que vamos fazer é colocar pilhas recarregáveis em vez de pilhas normais sendo estas carregadas pelos painéis.

    Visto ser um projecto simples vamos explicar aqui tudo o que fizemos, caso alguém queira fazer em casa. Algum duvida estamos sempre disponíveis.

    NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR QUALQUER ERRO OU DANO

 Este é o circuito por nós usado:

     Material utilizado no projecto:

  • 5 Painéis solares fotovoltaicos de 2V cada e 200mA com as seguintes dimensões 66 x 95 x 6 mm.
  • 2 diodos 1N4148
  • Regulador de tensão 10V
  • 8 Pilhas recarregáveis AA (o numero de pilhas e o tipo depende do carro em questão)
  • Todo o material foi comprado na Sonigate (https://sonigate.com)

     Funcionamento

  • Os painéis estão associados de modo a produzir uma tensão (Volts) suficiente para carregar as pilhas.
  • É utilizado um regulador de tensão a 10V para que num dia de muito sol os painéis ao produzirem mais energia não queimarem as pilhas recarregáveis (este valor pode variar dependendo do número de pilhas utilizadas)
  • São usados 2 diodos para "obrigar" a energia a circular unicamente dos painéis para as pilhas e nunca o contrário de modo a não queimar os painéis, pois estes servem para produzir energia e não para a receber.

    Problemas que nós encontrámos

  • Uma pilha tem a voltagem de 1,5V mas uma pilha recarregável tem 1,2V. Todas associadas temos a seguinte diferença: 1,5 x 7 = 10,5  e  1,2 x 7 = 8,4
  • Com isto pode acontecer que a tensão necessária para certos componentes do carro funcionarem não ser suficiente com pilhas recarregáveis, tal como nós fizemos, aconselhamos, para experimentar, carregar as pilhas normalmente com um carregador que liga à tomada e experimentar no carro, se funcionarem avance sem qualquer problema caso contrário não vale a pena continuar.
  • Um outro problema foi o tamanho das pilhas, as pilhas recarregáveis têm um diâmetro ligeiramente maior que as pilhas normais (cerca de 0,5 mm) não é muito mas é o suficiente para acontecer o que nos aconteceu, ao colocar a última pilha outras "saltavam" da caixa. Tivemos de cortar a caixa para conseguir colocar todas as pilhas.

    Conselhos

  • No caso do nosso carro nós usamos uma placa de balsa (um tipo de madeira muito leve, compra-se em papelarias) para servir de base aos painéis, assim quando quisermos carregar as pilhas podemos direccionar o carro para o sol e assim todos os painéis captam a luz solar ao mesmo tempo enquanto que se tivessem directamente colados no carro cada painel captaria a luz solar de diferentes direcções pois estariam em vários ângulos em relação ao solo.

     O trabalho final:

 

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.